Notícias
Imagem Ilustrativa Notícias

01/03/2012 - Dízimo "pra viagem" - Denúncia - MPRS

O Ministério Público de Gaurama, no Rio Grande do Sul, denunciou à Justiça o padre Robert Jacenty Domina por apropriação indébita de dinheiro e o bispo dom Girônimo Zanandrea por prestar declaração falsa em inquérito policial. Conforme o promotor João Francisco Dill, o padre Domina teria promovido uma série de eventos e pediu à comunidade do município de Áurea auxílio para reformar a paróquia Nossa Senhora dos Montes Claros, em 2008. No total, foram arrecadados mais de R$ 480 mil.

Durante o período da reforma, que ainda não foi concluída, o sacerdote fez viagens à Europa, assistiu à Fórmula-1, em São Paulo, e acompanhou a Copa do Mundo na África do Sul. O padre foi denunciado por ter se apropriado dos recursos da Igreja para fins particulares.

Já o bispo Zanandrea é acusado de prestar uma declaração falsa à polícia, ao ignorar informações do Conselho de Assuntos Econômicos (órgão encarregado pela Diocese de Erechim para fiscalizar as contas da paróquia) a respeito da ausência de prestação de contas e do superfaturamento das obras, e elaborar ofício dizendo que as contas estavam prestadas e a situação da igreja era "tranquila".

Fonte: Site UJ

 

Mais Notícias